Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4044
Título: Evolução da qualidade das águas subterrâneas na área de influência dos pátios de estocagem de carvão de usina termelétrica, Capivari de Baixo - SC
Autor(es): Furlan, Aline
Orientador(es): Alexandre, Nadja Zim
Palavras-chave: Monitorização ambiental
Águas subterrâneas
Qualidade da água
Drenagem ácida de minas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Sendo a água um dos recursos naturais essenciais à vida humana e ao equilíbrio dos ecossistemas, é essencial cuidar das suas reservas e mananciais, assegurando a sobrevivência da atual e futuras gerações. A qualidade da água da região do município de Capivari de Baixo – SC sofreu durante muitos anos com depósitos gerados pelo beneficiamento de carvão, que na época era feito na região. Este carvão depositado diretamente sobre o solo gerou uma série de graves impactos ambientais no solo e as águas. Atualmente no local, está implantado o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, que realizou diversas obras a favor do meio ambiente, entre elas, a recuperação de áreas contaminadas, e redução e impermeabilização dos pátios de estocagem de carvão. O estudo propôs avaliar a evolução da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos no principal pátio de estocagem de carvão do CTJL, e sua relação com as obras de impermeabilização realizadas nos últimos anos. O período amostral considerou campanhas quinzenais de 2010 a 2014, analisando parâmetros físicos e químicos de pH, condutividade, acidez, sulfatos, ferro e manganês. A análise estatística dos dados laboratoriais do programa de monitoramento da empresa, permitiu concluir que apesar dos resultados de qualidade da água dos poços apontarem que os mesmos não se apresentam com boa qualidade, a situação do APL 02, localizado a jusante dos pátios de estocagem de carvão, considerando as linhas de fluxo é significativamente melhor (95% de certeza) que o APL 01 (poço de montante) e do APL 03, exceto pelos parâmetros de pH, condutividade e sulfatos. Além disso, pode se dizer que a qualidade da água nos três poços de monitoramento apresenta melhora nas características, quando se comparam os dados de 2014 com o conjunto de dados dos anos anteriores, com exceção do parâmetro de manganês, que para o ALP 02 e o ALP 03, no ano de 2013 apresentou valores mais baixos que os de 2014; e ainda, que esta melhora foi mais significativa para o ALP 01 do que para o ALP 02, e ALP 03.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4044
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Furlan.pdfTCC2,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.