Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4037
Título: Estudo do aproveitamento de rejeitos de porcelanato como agregado miúdo em lajotas
Autor(es): Fontana, Juliano Baesso Bez
Orientador(es): De Noni Junior, Agenor
Palavras-chave: Rejeitos cerâmicos
Agregados
Argamassa
Lajotas
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil
Resumo: Na fabricação de revestimentos cerâmicos uma parte das peças não atinge o nível de qualidade necessário para sua comercialização. A reciclagem destas peças requer que as mesmas passem por um processo de britagem. Especificamente no caso de peças de porcelanato, após a britagem o material adquire características granulométricas semelhante ao agregado miúdo. O objetivo do trabalho foi avaliar seu uso em substituição ao agregado miúdo em argamassa e lajotas. O rejeito de porcelanato britado (RPB) foi adicionado em substituição da areia em proporções de 25%, 50% e 75% em traço de argamassa de 1:4:0 (cimento/areia/RPB). Os testes foram realizados em corpos de prova cilíndrico com diâmetro de 50 mm e altura de 100 mm. Para aplicação, efetuou-se testes industriais em empresa de fabricação de lajota vibro prensada. As peças foram curadas e rompidas aos 7 e 14 dias. Os resultados de resistência aos 14 dias para lajota foram de 26,3 MPa para a massa padrão e 30,9 MPa para a substituição de 25% de agregado miúdo por RPB. O resultado demostra que o aproveitamento deste resíduo melhora as propriedades do produto final.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4037
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliano Baesso Bez Fontana.pdfTCC961,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.