Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4008
Título: A percepção dos colaboradores de uma empresa do ramo metal mecânico de Santa Catarina quanto ao uso do ERP
Autor(es): Alves, Bárbara Cristina
Orientador(es): Garcia, Jaime Gross
Palavras-chave: Planejamento de Recursos Empresariais
Satisfação do usuário
Sistemas de informação gerencial
Descrição: Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de MBA em Gestão Estratégica de Finanças e Controladoria.
Resumo: A Tecnologia da Informação vem se tornando parte fundamental do mundo corporativo há mais de vinte anos. Por meio da integração de dados, informações e processos, os sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (Enterprise Resource Planning – ERP) vêm se destacando na preferência de médias e grandes corporações, visto que tendem a facilitar e otimizar os processos de trabalho. Complexas são as formas de se avaliar os benefícios de uma implantação perante estes custos. A literatura cita a necessidade além da questão financeira. Subsídios humanos e organizacionais refletem também a influência de uma ferramenta no desempenho do trabalho. Com o intuito de auxiliar na avaliação dos benefícios da utilização de um sistema ERP, essa pesquisa buscou descrever a percepção dos usuários de ERP de uma empresa do ramo metal mecânico de Santa Catarina sob a ótica da produtividade, inovação, satisfação do cliente e controle gerencial. Optou-se por realizar uma pesquisa com abordagem quantitativa e descritiva, por meio do método survey. Um questionário criado e validado por Torkzadeh e Doll (1988) foi adaptado e validado pela autora para realizar análise dos dados coletados e, também, verificar a influência da utilização de um sistema ERP no desempenho do usuário conforme sua própria percepção e relacionar as características específicas dos participantes com as respostas obtidas. Ainda, averiguar a percepção dos usuários finais quanto à utilidade dos resultados obtidos por intermédio do sistema para os usuários do nível gerencial. Os resultados demonstram a predominante concordância quanto à supressão de todas as necessidades, melhoramento do serviço e possibilidade de proposição de novas ideias, ainda que a maioria acredite em pouca influência na produtividade direta. Observou-se também a tendência dos mais jovens e com menos tempo de empresa em acreditar na melhoria dos processos como um todo a partir da utilização do sistema. O destaque foi a convicção dos entrevistados quanto aos benefícios para os colaboradores de nível gerencial. Um número expressivo de participantes acredita que o sistema satisfaz com mais afinco as necessidades dos gestores.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4008
Aparece nas coleções:Monografia (EMP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bárbara Cristina Alves.pdfMonografia1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.