Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unesc.net/handle/1/3964
Título: | Corpo, espaço e paisagem: ensaios geopoéticos |
Autor(es): | Goulart, Henry |
Orientador(es): | Feldhaus, Marcelo |
Palavras-chave: | Corpo como suporte da arte Paisagens na arte Percepção espacial Poética Arte moderna – Séc. XX |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
Resumo: | A investigação que aqui se desdobra consiste numa pesquisa cartográfica, que visa a partir do corpo, discutir sua relação com o espaço e a paisagem, e, portanto move-se no espaço pesquisado por meio da seguinte questão: “de que modo é possível identificar e estabelecer um diálogo poético entre corpo, espaço e paisagem?”. O percurso metodológico se orienta pelo conceito de rizoma elaborado por Deleuze e Guattari (2004), onde se alicerça a minha investigação. Conceitos e imagens compõem um emaranhado, uma rede, interligados num mapa e a partir daí são articulados uns aos outros, confrontando conceitos de autores diversos como Cauquelin (2007) na discussão da paisagem, Barthes (1981) para a fotografia, espaço com Bachelard (2000) entre outros. Durante o percurso de pesquisa, o meu corpo lança-se no espaço e na paisagem, onde por meio de um ensaio poético, é registrado a partir da linguagem fotográfica, ocorrendo assim diversas transformações ao longo do caminho. A percepção acerca do espaço se altera, bem como a percepção do próprio corpo que sofre uma transmutação de materialidades, conferindo-lhe um caráter transcendental. Sugere um corpo que se modifica de acordo com o espaço, amadurece, sendo materializado numa representação da dialética presentificada entre o espaço interno e externo. Condensando-se no “corpo dialético”, título dado à produção artística que vai constituindo-se ao longo do trajeto investigativo, apresentado como um corpo aberto no espaço e na paisagem, permeado por referências à produção de Helio Oiticica, onde também se faz necessária a presença não somente do espectador, mas “espectador-participador”, para que o processo artístico iniciado por mim aconteça em toda sua imanência. |
Idioma: | Português (Brasil) |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Data da publicação: | Jun-2016 |
URI: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/3964 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Henry Goulart.pdf | TCC | 6,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.