Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3951
Título: Desafios enfrentados pelas mulheres que ocupam cargos de liderança em empresas de moda e vestuário no município de Criciúma - SC
Autor(es): Chagas, Luana Lucidonio das
Orientador(es): Pereira, Luciane de Carvalho
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Motivação no trabalho
Mulheres na liderança
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Administração de Empresas com Linha de Formação Específica em Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Os desafios enfrentados pelas mulheres que ocupam cargos de liderança estão entre ter que provar a sua capacidade profissional, mostrar que podem estar à frente de uma equipe de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento da empresa que está inserida. O presente estudo teve como objetivo identificar quais os desafios enfrentados pelas mulheres que atingem cargos de liderança em empresas de Moda e Vestuário na cidade de Criciúma – SC. Com relação à metodologia utilizada, o trabalho caracterizou como uma pesquisa descritiva, levantando fatos históricos que serviram de base à evolução feminina. A população alvo foi delimitada por empresas de confecção e áreas afins, caracterizadas por trinta e quatro empresas do setor industrial do vestuário. O estudo caracterizou-se por coleta de dados primários e técnica de coleta de dados quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário enviado diretamente para os profissionais. A análise dos dados foi essencialmente qualitativa. Verificou-se que houve interesse em participação das empresas integrantes do Núcleo de Moda de Criciúma que disponibilizou os contatos das mulheres que ocupam cargos de liderança. Os resultados da pesquisa apontaram que a recente aceitação da liderança feminina nas empresas ainda está em crescimento, fato percebido pelas empresas questionadas para a execução do trabalho, das trinta e quatro marcas, sessenta e oito por cento tem homens à frente das tomadas de decisão contra trinta e dois por cento de mulheres. Das dezesseis empresas que deram retorno, noventa e quatro por cento são mulheres, com idade entre vinte e seis e trinta e cinco anos de idade, que precisaram provar a sua capacidade em liderar uma equipe, em se adaptar as novas rotinas de casa e família e relatando também que há um preconceito visível por parte de outras mulheres em não aceitarem ser lideradas por alguém do mesmo gênero.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3951
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ADM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA LUCIDÔNIO DAS CHAGAS.pdfTCC443,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.