Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3938
Título: Estruturação da área de custos para a definição do preço de venda: estudo de caso em uma madeireira do sul de Santa Catarina
Autor(es): Marcelo, Thainá Longaretti
Orientador(es): Souza, Abel Corrêa de
Palavras-chave: Contabilidade de custos
Classificação de custos
Preço de venda
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A formação do preço de venda tem como um dos objetivos gerar lucro para a empresa. Para que a organização tenha o menor risco de prejuízo, uma das principais etapas para se definir o preço de venda é estruturar seus custos, pois sem conhecê-los a empresa fica impossibilitada de saber se está ganhando ou perdendo, em relação aos preços de mercado e, tampouco, se eles concedem ou não um nível de cobertura pleno para os custos variáveis, bem como, a capacidade de cobertura dos custos fixos. Diante disto, este trabalho de pesquisa tem como objetivo proporcionar a empresa madeireira em estudo, uma estruturação de seus custos para a formação do preço de venda. Com relação à metodologia utilizada, o trabalho caracterizou como uma pesquisa descritiva quanto aos fins de investigação e pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso, quanto aos meios de investigação. A população alvo foi uma madeireira do sul de Santa Catarina. O estudo caracterizou-se por coleta de dados primários e secundários e técnica de coleta de dados quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semi-estruturado aplicado pessoalmente com os gestores da organização em forma de entrevista. A análise dos dados foi essencialmente qualitativa. Verificou-se que a empresa madeireira não faz controle de seus custos, bem como não tem uma metodologia para formar o seu preço de venda. Com a estruturação dos seus custos realizada, foi possível identificar qual o custo unitário de produção para cada m³ de madeira vendida de acordo com cada produto processado, com isso foi possível formar o preço de venda de seus produtos com a aplicação de mark-up, que é uma margem aplicada aos custos. Logo, verificou-se que a mesma pratica um preço que está cobrindo seus custos e também gerando lucro para os seus sócios.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3938
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ADM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAINÁ LONGARETTI MARCELO.pdfTCC982,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.