Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3898
Título: Comércio internacional de móveis: análise das empresas exportadoras de Santa Catarina
Autor(es): Feltrin, Suelym
Orientador(es): Santos, Maria Helena Souza dos
Palavras-chave: Comércio mobiliário
Comércio internacional
Exportação de móveis
Internacionalização
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para a obtenção do Grau de Bacharel, no Curso de Administração com Linha de Formação Específica em Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O Brasil é o 31º país no ranking dos maiores exportadores de móveis, o Estado de Santa Catarina, possui destaque neste sentido, sendo o segundo maior exportador de móveis dentre os Estados brasileiros. Nesta perspectiva, o presente estudo teve como objetivo a análise frente às empresas exportadoras de móveis de Santa Catarina, destacando o perfil destas empresas, com relação aos seus produtos, sua internacionalização, motivações e dificuldades em nesta área permanecer. A metodologia utilizada enquadra-se como uma pesquisa descritiva quanto aos fins de investigação e pesquisa bibliográfica e de campo, quanto aos meios de investigação. A população alvo foi delimitada por empresas exportadoras de móveis de Santa Catarina, caracterizadas por 14 empresas que realizavam exportações, 8 na qual não atuam mais no segmento, e uma empresa exportadora especificamente do sul do Estado. O estudo caracterizou-se pela coleta de dados primários e secundários, e técnica de coleta de dados qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado via Google Docs, e uma entrevista em profundidade realizada com o gestor da única empresa exportadora de móveis da região Sul do Estado de Santa Catarina. A análise dos dados foi de forma qualitativa. Verificou-se a forte atuação que essas empresas possuem na área moveleira internacional, com experiência no comércio exterior, exportando altos valores, em especial para o continente europeu e norte americano. Sua produção, ainda é bastante tradicional com relação à escolha da matéria-prima e forma de produção, onde para tais empresas o comércio internacional é propicio apesar de suas oscilações.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Anais
Data da publicação: Jun-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3898
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ACE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUELYM FELTRIN.pdfTCC1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.