Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3878
Título: As expressões de empoderamento feminino no Núcleo de Inclusão Produtiva dos clubes de mães
Autor(es): Fernandes, Franciani
Orientador(es): Lopes, Gisele Silveira Coelho
Palavras-chave: Mulheres nos negócios
Empoderamento
Mulheres - Mercado de trabalho
Igualdade de gênero
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para a obtenção do Grau de Bacharel, no Curso de Administração com Linha de Formação Específica em Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As “lutas” por igualdade de direitos entre gêneros têm obtido resultados e conquistas que contribuem para o processo de evolução da inserção feminina no mercado de trabalho e na sociedade (LIMA et al, 2010). As expressões de empoderamento se dão em diversos âmbitos, podendo ser individual ou coletivo e nas esferas sociais, políticas e psicológicas (SOUSA; MELO 2009). Este trabalho retrata as expressões de empoderamento feminino no Núcleo de Inclusão Produtiva dos clubes de mães do município de Içara-SC, investigando a trajetória de vida dessas mulheres empreendedoras. Quanto aos fins de investigação, esta pesquisa teve caráter exploratório e descritivo. Sobre os meios de investigação, se aplica ao de caráter bibliográfico e pesquisa de campo. Foram realizadas entrevistas com 18 mulheres que fazem parte do Núcleo de Inclusão Produtiva da cidade de Içara, SC. A técnica de coleta de dados utilizada foi por um roteiro semi-estruturado constituído por 34 perguntas. As entrevistas foram gravadas com duração média de 40 minutos. Visto que as perguntas eram abertas, a pesquisa possui caráter qualitativo, permitindo que as mulheres entrevistadas tenham maior abertura e compartilhem suas opiniões e conhecimentos facilitando a compreensão das expressões de empoderamento. Essas expressões foram sendo percebidas na trajetória de vida, na atuação na família e na comunidade. Sinais de empoderamento ficaram evidentes no âmbito psicológico, que foi tratado sobre motivação e autoconfiança, e no cognitivo quanto ao poder de decisão e limites. As entrevistadas percebem maior inclusão social da mulher, não só com elas, mas observam evolução e mudanças na sociedade que favorecem o gênero feminino como um todo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3878
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ACE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCIANI FERNANDES.pdfTCC730,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.