Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3830
Título: Análise da comunicação interna associada ao endomarketing em uma empresa de construção civil, na cidade de Criciúma
Autor(es): March, Fernanda de
Orientador(es): Abel, Jucélia da Silva
Madeira, Kristian
Palavras-chave: Comunicação interna
Endomarketing
Comunicação empresarial
Descrição: Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Secretariado Executivo da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O endomarketing é a mais nova ferramenta administrativa que substitui o termo marketing interno, com um mix de estratégias, possuindo ações voltadas ao público interno, dessa forma ressaltando a importância dos funcionários no processo produtivo. A comunicação interna é uma rede de transmissão de informações da empresa aos funcionários ou vice e versa. Atualmente, as empresas buscam cada vez mais associar esses dois processos, pois em conjunto gerarão o entendimento das informações, sem deixar dúvidas e os colaboradores se sentirão motivados e engajados com a satisfação dos clientes, proporcionando um diferencial perante a concorrência e atingindo o sucesso organizacional. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o processo de endomarketing e de comunicação interna em diferentes setores de uma empresa de Construção Civil, da cidade de Criciúma. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa de caráter misto, exploratório, descritivo, bibliográfico e de levantamento de dados. A população foi delimitada por uma quantidade considerável de funcionários dos setores selecionados. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado com os colaboradores da empresa estudada. Verificou-se que o processo de endomarketing e comunicação interna estão em fase de desenvolvimento e que ainda não são utilizados em conjunto. Em contrapartida, a informação flui na empresa de uma maneira satisfatória e os funcionários reconhecem a importância de seu trabalho para o crescimento da organização. A partir disso, destaca-se a importância da associação dos dois processos, utilizando outros meios de comunicação para a propagação da informação e alia-los ao endomarketing para que, por meio de ações voltadas ao público interno, gere funcionários motivados e em sintonia com os objetivos da organização.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3830
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (SEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda de March.pdfTCC724,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.