Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3629
Título: Extensão na universidade comunitária : uma proposta de programa de extensão para o Curso de Ciências Contábeis da UNESC
Autor(es): Rosa, Fernanda Pires da
Orientador(es): Guimarães, Milla Lúcia Ferreira
Palavras-chave: Curso de Ciências Contábeis
Ensino superior
Universidade comunitária
Extensão universitária
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este estudo trata da extensão no ensino superior evidenciando, especialmente, a interação e a troca de saberes entre a universidade e a sociedade como uma das funções que compõem os pilares da instituição universitária. O tema envolve discussões referentes a excelência universitária e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no sentido de construir, produzir e socializar o conhecimento vivenciado no ambiente universitário e concretizá-lo por meio das práticas extensionistas no contexto de mudanças das últimas décadas, fatores que influenciam, inclusive, na própria concepção de Universidade. O objetivo deste estudo consiste em verificar como o Curso de Ciências Contábeis da UNESC pode promover a aproximação de seus professores e estudantes com a comunidade regional no intuito de oportunizar a troca de saberes. Para atingir o objetivo proposto, efetuou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório, desenvolvida por meio de pesquisa de levantamento, documental e estudo de caso. Para tanto, buscou-se informações acerca de atividades de extensão realizadas pelos Cursos de Ciências Contábeis em instituições de ensino superior do país. Os resultados apontaram 23 práticas voltadas para a extensão, sendo que 6 iniciativas ocorrem em universidades catarinenses. A partir da missão da UNESC, enquanto universidade comunitária e dos resultados obtidos na pesquisa, propõe-se ao Curso de Ciências Contábeis a criação de um Programa Permanente de Extensão, levando em consideração as especificidades do Curso e da região onde está inserido. Neste contexto, torna-se indispensável analisar a extensão como função acadêmica, pois a partir de sua dinâmica social e da multiplicidade de funções assumidas pela universidade, entre a prática de ensino e a pesquisa, a extensão caracteriza-se como elo de integração do pensar e fazer, da relação teoria-prática na produção do conhecimento. Nesse sentido, a extensão oportuniza a transformação social e a formação de jovens, não só competentes profissionalmente, mas também, conscientes de sua cidadania.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3629
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Pires da Rosa.pdfTCC1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.