Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3603
Título: Seguimento farmacoterapêutico : impactos da implantação do serviço
Autor(es): Mandelli, Fernanda Dagostim
Orientador(es): Dal Bó, Silvia
Palavras-chave: Atenção farmacêutica
Farmácia clínica
Método Dáder
Descrição: Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC, para a obtenção do título de especialista em Farmacologia.
Resumo: Farmácia vem passando por constantes modificações desde a época das boticas até os dias de hoje. Muitas legislações foram elaboradas e criadas ao longo desse tempo fazendo com que houvesse a valorização na profissão farmacêutica. Hoje em dia a Atenção Farmacêutica vem ganhando cada vez mais o seu espaço para os estudantes dos cursos de Farmácia e também para os profissionais já formados. Este trabalho tem como objetivo elaborar uma revisão biográfica narrativa realizada a partir de buscas de artigos científicos e de divulgação sobre Atenção Farmacêutica e Seguimento Farmacoterapêutico, também foram utilizados livros e manuais de aplicação de atenção farmacêutica, viando estabelecer um bom método de seguimento farmacotêrapeutico para implantação em uma instituição de ensino, e com bases em artigos científicos, relacionar o impacto que esse serviço irá gerar. Dos métodos de seguimento farmacoterapêutico estudados, o método Dáder é o mais utilizado e empregado, devido à facilidade de manuseio e aprendizado profissional. Foi observado que essa nova filosofia é muito importante para os profissionais farmacêuticos e para os pacientes, pois ela contempla as atribuições e responsabilidades exclusivas ao mesmo. Porém ainda há muitos obstáculos a serem enfrentados, como por exemplo, a adequação dos cursos de farmácia com um enfoque na atuação do farmacêutico como profissional de saúde e com a preparação necessária para que esse profissional saia da faculdade apto a realizar serviços de atenção farmacêutica. Também diante deste contexto, verificou-se que a equipe de saúde deve trabalhar a interdisciplinaridade, fazendo com que cada profissional cumpra o seu papel de forma ética e correta com a finalidade única e exclusiva que é a qualidade de vida do paciente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3603
Aparece nas coleções:Monografia (SAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Dagostim Mandelli.pdfMonografia489,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.