Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3602
Título: Novos tratamentos e perspectivas para a dermatite atópica
Autor(es): Simon, Kellen Ronçani
Orientador(es): Feuser, Zoê Paulina
Palavras-chave: Dermatite atópica
Eczema atópico
Descrição: Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Farmacologia.
Resumo: A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica, recidivante que acomete principalmente crianças desde os primeiros anos de vida e pode persistir até a vida adulta dos pacientes, percorre com períodos de exacerbação e de remissão. É caracterizada pela presença de prurido, pele seca e lesões eczematosas com distribuição característica de acordo com a faixa etária. Caracterizada como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, a prevalência da doença tem aumentado de forma constante, afetando 10-20% das crianças e 1-3% dos adultos em todo o mundo. O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a doença, destacando os tratamentos habitualmente utilizados na clínica e apresentar novas terapias ainda em estudo. A patogenia da doença envolve uma interação complexa entre fatores que incluem predisposição genética, interações com o ambiente e desencadeadores infecciosos de inflamação. Conclui-se que pacientes refratários devem ter maior atenção ao tratamento proposto, pois podem surgir efeitos adversos graves de acordo com a terapia escolhida.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3602
Aparece nas coleções:Monografia (SAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kellen Ronçani Simon.pdfMonografia214,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.