Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3537
Título: Concessão de crédito consignado dos beneficiários do INSS : uma análise do período de 2011-2015
Autor(es): Nagel, Samanta de Melo
Orientador(es): Porto Júnior, Amauri de Souza
Palavras-chave: Crédito consignado
Concessão de crédito
Salário mínimo
Bens de consumo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Econômicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o impacto das variáveis explicativas salário mínimo e produção de bens de consumo na concessão de crédito consignado para beneficiários do INSS no período de 2011-2015. Para tanto, foi apresentado inicialmente uma fundamentação teórica sobre o mercado de crédito, incluindo os tipos de crédito existentes hoje e o poder de escolha de cada indivíduo. A metodologia utilizada foi a análise de regressão, por meio do modelo ARIMA. Diante deste quadro, foi realizado um estudo econométrico do modelo ARIMA, para testar a causalidade das variáveis explicativas. Entre os principais resultados, destaca-se hipótese de que o salário mínimo e a produção de bens de consumo impactam na concessão de crédito consignado, além, também, de verificar-se um período de sazonalidade existente na série.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3537
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samanta de Melo Nagel.pdfTCC1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.