Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3530
Título: A influência das variáveis macroeconômicas sobre o retorno das empresas de capital aberto : uma abordagem setorial
Autor(es): Estevão, Joana de Aguiar
Orientador(es): Fabris, Thiago Rocha
Palavras-chave: Lucros
Variáveis macroeconômicas
Empresas de capital aberto
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Econômicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar a relação, de longo prazo, existente entre as variáveis macroeconômicas e as séries dos lucros trimestrais (bruto, líquido e por ação) das empresas de capital aberto brasileiras por setores, durante o período de 2000 a 2014. Ou seja, verificou-se se o sistema composto pelas séries. Desta forma, a metodologia utilizada refere-se aos testes de estacionariedade de Dickey Fuller, modelo de cointegração proposto por Jonhansen (1988), modelo correção de erros. Observa-se um interesse crescente, da literatura especializada, em utilizar métodos pertinentes as séries temporais para realizar previsões dos lucros das empresas. Os resultados encontrados apontam que as variáveis macroeconômicas investimento, PIB, risco país, taxa de juros, inflação e balança comercial convergem com as séries dos lucros, ou seja, possuem uma relação de equilíbrio no longo prazo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3530
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joana de Aguiar Estevão.pdfTCC3,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.