Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3525
Título: Bitcoin como ativo em carteiras de investimentos : uma análise com base no modelo de portfólio de Markowitz
Autor(es): Silveira, Fernando Alves
Orientador(es): Porto Júnior, Amauri de Souza
Palavras-chave: Bitcoin (Moeda virtual)
Moeda
Finanças
Macroeconomia
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Econômicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Resumo: A proposta deste trabalho é levantar e explorar a origem e natureza da moeda virtual Bitcoin, e seu uso como ativo financeiro na composição de uma carteira de investimento com base no modelo de portfólio de Markowitz que foi, concomitantemente com a pesquisa bibliográfica, utilizado para demonstrar a viabilidade do uso da Bitcoin tanto como moeda para transação e manutenção de valores quanto como ativo financeiro. No decorrer deste trabalho foi analisado o surgimento da moeda na história bem como as principais diferenças e semelhanças entre a moeda tradicional e a moeda virtual Bitcoin, como aspecto inovador este trabalho não só trouxe o estudo da Bitcoin para o campo das finanças quanto apresentou um novo paradigma para a economia monetário, uma mudança no modo como vemos a moeda.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3525
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernando Alves Silveira.pdfTCC974 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.