Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/347
Título: Os reflexos do apagão logístico no Porto de Santos sob a ótica dos agentes intervenientes e as consequências junto aos armadores no ano de 2010
Autor(es): Salvaro, Fernanda Wilpert
Orientador(es): Zilli, Júlio César de Farias
Palavras-chave: Logística empresarial
Comércio exterior
Transporte marítimo
Exportação
Importação
Portos
Descrição: Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas com linha especifica em Comércio Exterior, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: O sistema portuário brasileiro é responsável pela viabilidade da sistemática de movimentação de cargas, contudo o crescimento do setor portuário tem se deparado com gargalos logísticos, administrativos e operacionais, onde tais limitações comprometem a eficácia dos portos e o próprio desenvolvimento do país. O Porto de Santos destaca-se como o principal porto da América Latina, contudo o mesmo também é afetado pela infra-estrutura insuficiente diante da demanda mundial e do crescimento do Brasil. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo principal analisar os reflexos do Apagão Logístico no Porto de Santos sob a ótica dos agentes intervenientes e as consequências junto aos armadores no ano de 2010. Para que os objetivos fossem alcançados, o estudo sustentou-se em um embasamento teórico obtido por meio da pesquisa bibliográfica, bem como através de duas pesquisas do tipo descritiva ou de campo, sendo a primeira uma visita in loco no Porto de Santos e a segunda correspondente a aplicação de um questionário junto aos armadores operantes no Porto de Santos. Sendo assim, o estudo contou com a abordagem qualitativa, a qual está presente nas entrevistas do tipo não-estruturada e focalizada, as quais foram aplicadas junto aos agentes operantes no porto em estudo, assim como através das perguntas abertas que integraram o questionário de pesquisa. Por conseguinte, a pesquisa quantitativa encontra-se no levantamento de dados obtidos com a aplicação do instrumento de coleta de dados. Tais procedimentos possibilitaram o alcance dos objetivos: a) conhecer a infra-estrutura do Porto de Santos por intermédio de uma visita in loco no complexo portuário; b) Identificar a origem e os reflexos do Apagão Logístico sob a ótica dos agentes intervenientes no Porto de Santos; c) Identificar os armadores operantes no Porto de Santos; d) Apresentar a relação dos armadores com o Porto de Santos; e) Identificar as consequências do Apagão Logístico ocorrido no Porto de Santos junto aos armadores; f) Identificar as medidas tomadas pelos armadores diante do Apagão Logístico; g) Apresentar sugestões com base na coleta de dados efetuada com a pesquisa in loco no porto em estudo e também com a pesquisa aplicada junto aos armadores. Isto posto, detectou-se que a grande maioria dos agentes intervenientes e armadores foram afetados pelo Apagão Logístico de várias formas, dentre elas destacam-se: elevados custos financeiros, redução nos embarques, aumento de no show, atraso nas rotas marítimas, omissão do Porto de Santos e desconfortos comerciais. Conforme análise realizada, sugere-se desenvolver e realizar medidas estratégicas que visem investimentos de melhorias ao porto, as quais estejam em conformidade com as principais deficiências apontadas pelos agentes que integram a cadeia logística.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/347
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ACE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Wilpert Salvaro.pdfTCC5,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.