Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/343
Título: Resposta do ultrassom terapêutico pulsado (UTP), através da fonoforese de dimetilsulfóxido (DMSO) e nanopartículas de ouro na reversão dos danos oxidativos em quadríceps de ratos induzidos à lesão por exercício excêntrico
Autor(es): Rosa, Guilherme Laurentina da
Orientador(es): Pinho, Ricardo Aurino de
Co-orientador: Victor, Eduardo Ghisi
Palavras-chave: Lesão muscular
Exercício excêntrico
Ultrassom pulsado
Nanopartículas
Nanopartículas de ouro
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Introdução: As lesões musculares causadas por exercício excêntrico afetam diversas pessoas praticantes de atividade física. O UTP, dimetilsulfóxido (DMSO) e as nanopartículas de ouro surgem como alternativa no tratamento destas lesões musculares. Objetivo: Analisar o efeito bioquímico mediante a aplicação do UTP, DMSO (fonoforese) e da nanopartículas de ouro (fonoforese) em quadríceps de ratos induzidos a lesão muscular por exercício excêntrico. Métodos: Foram utilizados 42 ratos wistar, machos (200-250g), com 8 semanas de idade. Os animais foram agrupados em gaiolas (n=6) e divididos em 7 grupos, Grupo 1: controle / Grupo 2: lesão sem tratamento / Grupo 3: lesão / tratamento / UTP + DMSO / grupo 4: lesão / tratamento /UTP + nanopartículas de ouro / Grupo 5: lesão / tratamento / UTP + nanopartículas de ouro + DMSO / Grupo 6: Lesão/ tratamento Nanopartículas.de ouro / Grupo 7:Lesão / tratamento Nanopartículas de ouro + DMSO e randomizados. Os animais foram induzidos a lesão muscular através do exercício excêntrico (declive “-16" graus”). O tratamento com ultra-som pulsado associado ao DMSO e com a nanopartículas de ouro foi aplicado em 2, 6, 12, 24, e 36hs após a lesão. Após 2 horas da última aplicação os animais foram anestesiados e posteriormente eutanasiados por decapitação e o tecido do quadríceps foi removido cirurgicamente. Foi analisada a produção de ERO, atividade da creatina quinase, marcadores de danos oxidativos e atividade das enzimas antioxidantes. Resultados: Os resultados mostram que o UTP+DMSO+ nanopartículas de ouro ajudaram na redução da lesão muscular. CK, anion, níveis de Tbars e carbonilação de proteínas, SOD e GPX diminuíram no grupo tratado com ultrassom+DMSO+nanopartículas em relação ao grupo lesão sem tratamento. Conclusão: Nossos achados demonstram que o ultrassom, DMSO e a nanopartículas de ouro são eficazes na redução da lesão muscular e do estresse oxidativo acelerando o processo de recuperação muscular e reduzindo o extresse oxidativo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/343
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme Laurentina da Rosa.pdfTCC1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.