Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/341
Título: Análise da compreensão das representações semióticas dos sinais vitais pelos acadêmicos de Fisioterapia da UNESC
Autor(es): Pizzolo, Paula Tatiane
Orientador(es): Freitas, Tiago Petrucci de
Co-orientador: Madeira, Kristian
Palavras-chave: Representação semiótica
Sinais Vitais
Fisioterapia
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do Grau em Bacharel, no curso de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC.
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa que se propôs a realizar uma análise do conhecimento de acadêmicos da Fisioterapia da UNESC através da compreensão dos sinais vitais pelas Representações Semióticas e também uma reflexão da correlação da Matemática com a Fisioterapia, por a Matemática ser uma ciência exata que se destaca em diversas áreas de atuação e em diferentes meios. Objetivando identificar quais as Representações Semióticas são aplicáveis aos números obtidos nos parâmetros essenciais ao fisioterapeuta, referente aos sinais vitais como Frequência Cardíaca, Pressão Arterial Sistêmica, Frequência Respiratória, Oxímetria de pulso e Temperatura Corporal, alem de verificar a compreensão dos acadêmicos de Fisioterapia da UNESC acerca da mesma. Como método de pesquisa fora utilizado um questionário desenvolvido pela pesquisadora, onde continha itens sobre Representações Semióticas e a correlação da Matemática com a Fisioterapia, aplicado com 113 acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNESC, no ano de 2011, no mês de Julho, sendo que os mesmos estavam cursando as seguintes fases 1ª, 3ª, 5ª, 7ª, 9ª e 10ª. Os sujeitos foram escolhidos aleatoriamente. A idade média foi de 22,02 (±4,75) anos, prevalecendo um maior número de acadêmicos do sexo feminino (87) em relação ao masculino (26). Foi verificado que os alunos das fases mais avançadas apresentaram um melhor entendimento do assunto abordado. O estudo conclui que, apesar da Matemática não ser apresentada explicitamente nos cursos da área da saúde, os acadêmicos entrevistados que conseguiram compreender os gráficos e tabelas propostos no questionário fora de 84,37% e os que não conseguiram compreender foi de 15,34%.
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/341
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Tatiane Pizzolo.pdfTCC2,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.