Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3405
Título: Desenvolvimento econômico e os direitos das populações indígenas : atuação do parquet no detrimento da aplicação dos direitos humanos na construção do aproveitamento hidrelétrico (AHE) Belo Monte, Rio Xingu, estado de Pará
Autor(es): Alexandre, André Demetrio
Orientador(es): Assunção, Aldo Fernando
Palavras-chave: Direitos humanos
Direito indígena
Índios
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este texto trata da situação dos indígenas no Brasil, em específico na construção do Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. Há necessidade de analisar a aplicação dos direitos humanos para as populações indígenas. Diante disso, existe uma colisão de direitos, que envolvem os povos tradicionais (indígenas) e interesses econômicos. Utilizar-se-á a metodologia dialética, buscando analisar a discussão que permeia entre o Ministério Público e o Poder Judiciário na aplicação de tais direitos à população supracitada. Para isso, a narrativa utilizar-se-á de um referencial teórico interdisciplinar, tais como antropólogos, historiadores, cientistas sociais, juristas e ambientalistas. Parte-se da premissa que o Direito precisa dialogar com outros campos do saber, para assim poder compreender o “sujeito de direitos”, neste caso, os autóctones.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3405
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
André Demetrio Alexandre.pdfTCC428,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.