Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/340
Título: Avaliação motora em indivíduos com distrofia muscular progressiva
Autor(es): Souza, Pamela Coêlho de
Orientador(es): Bitencourt, Lisiane Tuon Generoso
Palavras-chave: Distrofia muscular
Medida da Função Motora
Fisioterapia
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Fisioterapia da Universidade de Extremo Sul Catarinense.
Resumo: As Distrofias musculares (DM) são um grupo heterogêneo de doenças hereditárias, tendo um comprometimento grave, progressivo e irreversível da musculatura esquelética, caracterizadas pela degeneração progressiva do tecido muscular. Este estudo tem como objetivo avaliar a função motora através da utilização da escala Medida da Função Motora (MFM) em indivíduos com Distrofias Musculares Progressivas. Foram avaliados 33 indivíduos com: Distrofia Muscular de Cinturas (DMC), Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) e Distrofia Miotônica de Steinert (DMS). O Instrumento de Pesquisa utilizado foi a Escala de Medida da Função Motora (MFM), que avalia 3 dimensões: posição em pé e transferências, função motora axial e proximal e função motora distal. Constatou-se neste estudo a afirmação dos achados da literatura quanto ao comprometimento motor nas Distrofias Musculares Progressivas, tendo o menor escore nas 3 dimensões analisadas os indivídios com DMD. Foi possível constatar que a escala MFM é um eficaz método de avaliação para os indivíduos portadores de Distrofias Musculares Progressivas, pois a sua utilização possibilita mensurar o comprometimento motor destes indivíduos, o que proporciona um melhor direcionamento ao tratamento Fisioterapêutico tendo como auxílio um indicador evolutivo.
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/340
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pamela Coêlho de Souza.pdfTCC6,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.