Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/337
Título: Avaliação neuropsicomotora em prematuros internados na uti neonatal do Hospital Materno Infantil Santa Catarina do município Criciúma-SC, antes e após a aplicação do Método Mãe Canguru
Autor(es): Toni, Morgana Martins e
Orientador(es): Vicente, Évelin
Palavras-chave: Prematuros
Escala Motora Infantil de Alberta
Método Mãe Canguru
Desenvolvimento neuropsicomotor
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: OBJETIVO: Comparar, segundo a Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS), as características neuropsicomotoras dos recém-nascidos prematuros internados na UTI Neonatal do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, do município de Criciúma - SC, antes e após a aplicação do Método Mãe Canguru (MMC). MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo aplicado, quali–quantitativo, experimental, exploratório, descritivo e bibliográfico, aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade do Extremo Sul Catarinense, no qual utilizou uma avaliação individual através da Escala Alberta Infant Motor Scale (AIMS) para verificar as possíveis alterações neuropsicomotoras (DNPM) dos prematuros avaliados. A amostra foi constituída por 7 prematuros, entre 32 a 36 semanas idade gestacional, de ambos os sexos e clinicamente estáveis. Explicou-se o MMC às mães e orientou-se quanto às técnicas, os posicionamentos e estimulação. Os prematuros foram posicionados conforme o MMC por 30 minutos, durante 15 dias no contato pele a pele e após foram então reavaliados por meio da AIMS. RESULTADOS: Há diferenças estatisticamente significativas entre os valores observados para diferentes posturas, nos percentis na AIMS do desenvolvimento motor das crianças avaliadas. CONCLUSÃO: Há evidências que o Método Mãe Canguru contribui na melhora do desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês pré-termos, embora o desenvolvimento esteja dentro da normalidade, sempre há a necessidade de uma melhor investigação, para promover qualidade de vida aos bebês nascidos prematuramente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/337
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Morgana Martins De Toni.pdfTCC6,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.