Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/331
Título: Análise dos efeitos da eletrolipoforese no tratamento da gordura localizada em região abdominal com eletrodos e agulhas – um estudo comparativo
Autor(es): Borges, Juliana Luz
Orientador(es): Minetto, Ariete Inês
Palavras-chave: Fisioterapia dermato-funcional
Eletrolipoforese
Gordura abdominal
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, aprovado para a obtenção do grau de Bacharel no Curso de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A Fisioterapia Dermato-funcional vem acabando com o dogmatismo de muitas das formas de tratamentos estéticos, uma vez que vêm atuando na comprovação científica dos métodos e técnicas utilizados para o tratamento de patologias como fibroedemagelóide, lipodistofria localizada, flacidez tecidual, estrias, rugas, envelhecimento cutâneo, pré e pósoperatórios e outras A Eletrolipoforese é um recurso utilizado no tratamento de disfunções Dermato funcionais. Este estudo teve como objetivo comparar a eficácia da utilização da Eletrolipoforese nos modos transcutâneo e percutâneo no tratamento da gordura localizada em região abdominal. Foi composto por duas voluntárias, do gênero feminino, com idades de 19 e 22 anos que atenderam aos critérios de inclusão e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. O protocolo de tratamento foi desenvolvido com 10 sessões de Eletrolipoforese percutânea com a paciente (PA); Eletrolipoforese epicutânea com a paciente (PE). Cada sessão teve a duração de 50 minutos. A frequência escolhida, tanto para o tratamento na forma percutânea quanto a epicutânea, foi de 25 Hz. A intensidade foi alterada de acordo com a sensibilidade de cada voluntária. Ao término do tratamento as pacientes foram submetidas a uma reavaliação. Os resultados apontaram que ambas as técnicas possibilitaram redução das medidas perimétricas na região abdominal, porém em relação à adipometria na qual verificase que o percentual de gordura encontrou uma redução significativa da paciente que realizou o tratamento transcutâneo.
Idioma: pt_BR
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data do documento: 4-Jun-2012
Data do documento: 2012-06-04
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/331
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Luz Borges.pdfTCC3,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.