Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3288
Título: Aspectos do turnover em uma indústria do setor cerâmico da região Sul de Santa Catarina
Autor(es): Konig, Jeferson dos Santos
Orientador(es): Savi, Nelson
Palavras-chave: Administração de recursos humanos
Gestão de pessoas
Motivação no trabalho
Recrutamento de pessoal
Seleção de pessoal
Rotatividade de pessoal
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para a obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: O objetivo principal deste estudo foi analisar os determinantes ligados direta e indiretamente a rotatividade de uma empresa do setor cerâmico na região Sul de Santa Catarina. Para isso fez-se necessário analisar as possíveis causas de uma demissão através do resultado das entrevistas de desligamentos aplicadas no período de 2009 a 2013 visando identificar as principais causas do turnover nesta empresa. A pesquisa foi efetuada primeiramente após ser disponibilizados dados através do sistema informatizado da empresa mediante autorização do RH, posteriormente foi aplicada uma entrevista de desligamento mais elaborada e completa a fim de identificar a real causa de um possível desligamento, se antecedendo ao problema e corrigindo-o antes que venha a levar um colaborador a se desligar. Com relação à metodologia utilizada, o trabalho caracterizou como uma pesquisa exploratória, quanto aos fins de investigação a pesquisa é bibliográfica. A população alvo foi delimitada por 45 funcionários de uma empresa ceramista da região Sul de Santa Catarina. O estudo caracterizou-se por coleta de dados primários e secundários e a uma técnica de coleta de dados quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado no momento do desligamento do funcionário, visando identificar as causas e levantar estratégias para que elas não se repitam através de melhorias contínuas. A análise dos dados foi de caráter qualitativo. Verificou-se que a maioria dos funcionários que se desligam da empresa no período de experiência é por demissão voluntária, classificam como relevante o fato de não se adaptarem a nova função e por receberem outras ofertas salariais com valores superiores, são na maioria solteiros entre 21 e 35 anos. Foram efetuadas as devidas tabulações dos dados e sugerido algumas mudanças para a empresa reduzir os índices de rotatividade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3288
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ADM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEFERSON DOS SANTOS KONIG.pdfTCC768,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.