Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3144
Título: Aplicação do método de custeio variável: um estudo de caso em uma microempresa do ramo moveleiro
Autor(es): Bosa, Alini Gabriel
Orientador(es): Cittadin, Maria Andréia
Palavras-chave: Contabilidade de custos
Custos de fabricação
Preço de venda
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A contabilidade de custos fornece muitas informações para o processo de tomada de decisão em qualquer tipo de organização, seja de pequeno, médio ou grande porte. Para tanto, as entidades devem identificar e classificar seus gastos de forma adequada para formar o preço de venda com base nos custos, além de efetuar análises que subsidiarão o processo decisório. Diante disso, o objetivo geral deste estudo consiste em aplicar o método de custeio variável em uma microempresa do ramo moveleiro localizada na cidade de Meleiro – SC. Desse modo, este trabalho enquadra-se como descritivo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e o estudo de caso que foi efetuado em uma microempresa do ramo moveleiro. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com o proprietário da entidade e a análise foi de forma qualitativa. Com base nos dados obtidos na empresa, foi possível identificar os custos e despesas variáveis e os custos e despesas fixos no período pesquisado. A entidade fabrica três produtos, que são: beliche, cama de solteiro e armário. Portanto, com a aplicação do método de custeio variável, calculou-se o preço de venda para cada produto, a margem de contribuição, ponto de equilíbrio e margem de segurança, sendo que o uso destas ferramentas é fundamental na gestão da organização. Conclui-se que a empresa ao adotar esse método terá uma boa ferramenta na sua gestão, visto que identificou que atualmente suas vendas são superiores ao ponto de equilíbrio e a margem de segurança é de 76%.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3144
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINI GABRIEL BOSA.pdfTCC1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.