Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3117
Título: Perfil do estilo de vida do praticante de Jiu-jitsu de uma academia de Criciúma -SC
Autor(es): Bressan, Patrique Damasio
Orientador(es): Alvarez, Bárbara Regina
Palavras-chave: Jiu-jitsu
Lutadores marciais
Estilo de vida
Bem-estar
Descrição: Artigo apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Educação Física, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Objetivo: Verificar o estilo de vida dos praticantes de jiu-jitsu de uma academia de Criciúma, Santa Catarina. Métodos: Foram avaliados 31 voluntários, do sexo masculino com idade de 18 á 40 anos que praticam a modalidade na academia Rilion Gracie localizada em Criciúma - SC. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário do “Pentáculo do Bem Estar”, o mesmo engloba 15 questões fechadas, sobre cinco aspectos do estilo de vida: nutrição, controle do stress, comportamento preventivo, relacionamento social e atividade física (NAHAS, 2000). Resultados e discussão: Percebeu-se que 80,63% dos voluntários já participaram de alguma competição, 100% da amostra pratica alguma outra atividade física aliada ao jiu-jitsu, 80,65% da amostra avalia sua saúde como boa e nenhum dos participantes avalio sua saúde como ruim, o que pode ser um indicador da relação entre atividade física e qualidade de vida. Quanto aos indicadores do estilo de vida 58,06% geralmente ingere no mínimo 5 porções de frutas e verduras diariamente, 64,52% da amostra executa no mínimo duas vezes por semana exercícios que envolvam força e alongamento muscular, 58,06% realizam ao menos 30 minutos de atividades físicas de forma continua ou acumulada no mínimo 5 vezes na semana, 77,42% geralmente respeitam as normas de transito e utilizam cinto de segurança, 80,64% procura cultivar amigos e esta satisfeita com seus relacionamentos, 51,61% mantem uma discussão sem se alterar mesmo quando contrariado. Conclui-se que o estilo de vida da amostra é positivo diante da atividade física e relacionamento social. Entretanto, com relação à nutrição, controle do stress e comportamento preventivo foi observado alguns comportamentos negativos nos resultados, sugere-se uma modificação em relação a alguns comportamentos apresentados, pois boa parte da amostra mostrou não ingerir sempre a quantidade indicada de frutas e verduras, de não possuir controle mediante as situações de stress e conhecimento sobre os níveis de sua pressão arterial e colesterol.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3117
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EDF Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrique Damasio Bressan.pdfArtigo395,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.