Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3090
Título: Perfil do estilo de vida dos idosos - Clube da Melhor Idade de Cocal do Sul/SC
Autor(es): Piucco, Paula
Orientador(es): Alvarez, Bárbara Regina
Palavras-chave: Idosos
Estilo de vida
Bem-estar
Qualidade de vida
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do Grau de Bacharel, no Curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Objetivo: Verificar o estilo de vida dos idosos-Clube da Melhor Idade de Cocal do Sul, Santa Catarina. Métodos: Foi avaliado 40 idosos, sendo amostra feminina com idade de 60 á 90 anos que participam do grupo do Clube da Melhor Idade – Grupo de Amigos do Centro de Cocal do Sul.O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário do “Pentáculo do Bem Estar”, o mesmo engloba 15 questões fechadas, sobre cinco aspectos do estilo de vida: nutrição, controle do stress, comportamento preventivo, relacionamento social e atividade física. Resultados e discussões: Percebeu-se que o estilo de vida dos idosos é satisfatório diante do comportamento preventivo e relacionamento social, se preocupam com relação ao trânsito, com as normas de segurança, possuem o controle da pressão arterial e colesterol, evitam bebidas de álcool e possuem bons relacionamentos de amizades. Entretanto, com relação à nutrição/ atividade física/ controle do stress, foi observado comportamento negativo nos resultados apresentados, pois parte dos idosos entrevistados não são adeptos de uma alimentação saudável, e nem de atividades que lhes proporcionem o bem estar físico e emocional, que serviriam para evitar o stress e doenças associadas ao envelhecimento. Conclui-se Diante dos resultados obtidos, percebeu-se que o estilo de vida das idosas é positivo diante do comportamento preventivo e relacionamento social. Entretanto, com relação à nutrição/ atividade física/ controle do stress, foi observado comportamento negativo nos resultados apresentados, pois parte das idosas entrevistadas não são adeptos de uma alimentação saudável, e nem de atividades que lhes proporcionem o bem estar físico e emocional, que serviriam para evitar o stress e doenças associadas ao envelhecimento.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3090
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EDF Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Piucco.pdfArtigo454,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.