Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3019
Título: Dimensionamento comparativo de um edifício em concreto armado: ações normais x situação de incêndio
Autor(es): Andrade, Renata da Silva
Orientador(es): Godinho, Daiane dos Santos da Silva
Palavras-chave: Resistência ao incêndio
Estruturas de concreto
Concreto armado
Normalização
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: A exposição do elemento estrutural com a ação de incêndio causa alterações na micro e na macroestrutura do concreto endurecido, afetando as propriedades mecânicas do concreto armado. Por essa razão, a estrutura quando sofre um aumento de temperatura tem sua resistência a compressão axial e seu módulo de elasticidade reduzidos. A norma NBR 15200:2004 – “Projetos de estrutura de concreto em situação de incêndio – Procedimentos” apresenta o método tabular para o dimensionamento de lajes, vigas e pilares em situação de incêndio. Neste trabalho é apresentado o dimensionamento de um edifício comercial em concreto armado em situações normais comparados com situação de incêndio, dimensionado através do programa computacional CAD TQS, utilizando o método tabular da norma brasileira NBR 15200:2004. Os elementos estruturais nos quais não atendem a solicitação de incêndio, são comparados com as normas brasileiras e com referências bibliográficas, fazendo com que suas dimensões sejam alteradas conforme a normatização para que a estrutura atenda sua verificação de incêndio.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenataSilvaAndrade.pdfArtigo1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.