Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3011
Título: “Tudo o que deveríamos fazer era acreditar na América”: o entreguerras nos Estados Unidos representado na obra Misto-quente, de Charles Bukowski
Autor(es): Ozório, Rafael Miranda
Orientador(es): Coelho, Tiago da Silva
Palavras-chave: Ensino de História
Literatura
Crítica e interpretação de Charles Bukowski
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciado e Bacharel no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O uso de obras literárias como fonte histórica para a construção do discurso por parte do historiador, gera as mais plurais discussões, principalmente no que concerne seu respaldo com a veracidade. Assim, traçando um panorama do século XX e elencando produções literárias e escritores norte-americanos, delimitamos um contexto e construiremos nossas interpretações com base em uma ficção. O forte desenvolvimento econômico e tecnológico presenciado nos Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial foi solapado pela crise econômica de 1929, modificando drasticamente as condições sociais desta nação nos anos posteriores. Este trabalho intenta questionar este período histórico por uma abordagem cultural e, para isso, utilizaremos o romance Misto-Quente, do escritor Charles Bukowski. Aproximaremos a relação que envolve a literatura e a história e como a primeira pode servir de fonte para a segunda. Dedicaremos nosso foco nas representações estabelecidas no romance, ambientadas neste contexto, perpassando as relações sociais, econômicas e políticas do período histórico.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3011
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL MIRANDA OZÓRIO.pdfTCC500,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.