Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3004
Título: Infância silenciada: a mortalidade infantil nas vilas operárias mineiras de criciúma (1945-1960)
Autor(es): Cunha, Priscila Souza da Silva
Orientador(es): Costa, Marli de Oliveira
Palavras-chave: Mortalidade infantil
Medicina social
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciado e Bacharel no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Esse estudo aborda o problema da mortalidade infantil em vilas operárias mineiras, na cidade de Criciúma entre os anos de 1945 a 1960. O objetivo do trabalho é oferecer visibilidade as condições sociais que implicaram nas altas taxas de mortalidade infantil no período focado, bem como, as medidas implementadas pela Medicina Social para sua erradicação. Para alcançar os objetivos a metodologia utilizada foi a pesquisa documental, a consulta em entrevistas realizadas por outros estudiosos e alguns depoimentos coletados pela autora desse TCC. Como principais categorias de análises foram utilizadas os conceitos de Vila Operária e Medicina Social. Percebe-se nesse estudo a interferência dos médicos, juntamente com alguns programas sociais, para erradicar o problema da mortalidade infantil. Percebe-se a preocupação das autoridades, pois os elevados indicies de mortalidade infantil implicavam no reconhecimento da cidade como uma cidade moderna.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3004
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILA SOUZA DA SILVA CUNHA.pdfTCC756,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.