Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2984
Título: Consumo de água em bacias sanitárias com a utilização de descarga de duplo acionamento: estudo de viabilidade econômica
Autor(es): Deboita, Michele
Orientador(es): Back, Nestor
Palavras-chave: Consumo de água
Bacia sanitária
Vasos sanitários
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: As bacias sanitárias consomem um volume de água considerável em relação ao consumo total de uma edificação. Estima-se que este consumo represente a uma parcela na ordem de 30%. Esta pesquisa apresenta um levantamento do consumo de água nas bacias sanitárias dos sanitários femininos de um pavilhão industrial, sendo que 81% dos funcionários são do sexo feminino, bem como o consumo estimado na hipótese de substituição para bacias sanitárias economizadoras de água. As bacias economizadoras possuem descarga de duplo acionamento, ou seja, consumo de apenas 3 litros de água para remoção de dejetos líquidos e 6,8 litros para remoção de dejetos sólidos e líquidos. Através deste estudo, constatou-se uma redução de 55,08% no volume de água potável consumido no mês. Este volume corresponde a 78,46m³ e gera automaticamente uma redução na tarifa equivalente a R$575,03. O custo aproximado para substituição do sistema atual para o sistema de descarga dual é de R$447,84 por bacia sanitária, resultando assim em um investimento com período de retorno menor que 5 meses.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2984
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michele Deboita - Prof Nestor Back.pdfArtigo564,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.