Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2970
Título: Modelo de regressão múltipla para avaliação de terrenos na cidade do Balneário Rincão, SC
Autor(es): Philippi, André Rocha
Orientador(es): Zancan, Evelise Chemale
Palavras-chave: Engenharia de avaliações
Regressão linear múltipla
Terrenos urbanos
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: O presente estudo apresenta a equação de regressão com múltiplas variáveis para avaliação de terrenos no Município do Balneário Rincão (SC). O modelo foi obtido por meio de uma amostra de 37 (trinta e sete) dados coletados e 32( trinta e dois) terrenos considerados e identificados em fichas de pesquisa, aferidos e interpretados por 5 (cinco) variáveis independentes formadoras de valores, tais como: área total; distância ao mar; frente; infraestrutura; e oferta ou transação; buscando, assim, o comportamento do mercado imobiliário de terrenos na cidade ora mencionada. Após determinadas combinações, em busca do melhor ajustamento da equação de regressão, o coeficiente de correlação obtido foi de 90,36%, indicando forte correlação entre a variável dependente e as independentes. O modelo gerado mostrou-se de fácil aplicabilidade, compatível com a realidade do mercado imobiliário dos terrenos da cidade do Balneário Rincão, o que possibilitou o enquadramento da equação de regressão no Grau III de precisão e fundamentação de acordo com a NBR 14653-2: 2011.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2970
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
André Rocha Philippi - Profª Evelise C. Zancan.pdfArtigo613,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.