Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2966
Título: Análise de estabilidade de aterro sobre solos moles: estudo de caso
Autor(es): Teixeira, Cassiana de Campos
Orientador(es): Arns, Pedro
Palavras-chave: Aterros
Solos moles
Estabilidade estrutural
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: O presente trabalho apresenta a análise de estabilidade de um aterro sobre solos moles, numa região caracterizada por Depósitos Continentais, que contém a formação Depósito de “Bajada”, na cidade de Tubarão - SC. Torna-se cada vez mais frequente, a utilização de áreas com características geológico-geotécnicas desfavorecidas, com presença de grandes camadas de solos moles para construção. Devido a essas características, são necessários ensaios para conhecimento do solo que receberá a carga, garantindo o dimensionamento correto de aterros e fundações. Os ensaios de Standard Penetration Test (SPT) e vane test forneceram dados para a obtenção dos parâmetros de resistência ao cisalhamento do solo compressível saturado. Verificou-se que os valores de SPT ultrapassaram a resistência real do solo mole, adotando-se os dados do ensaio de vane test para o dimensionamento do aterro. O objetivo deste trabalho é viabilizar a execução de um aterro alcançando um fator de segurança ≥ 1,500, garantindo a integridade física dos profissionais, e econômica do patrimônio da indústria que será implantada na área objeto de estudo. Para tal, foi necessário encontrar soluções viáveis, pois em condições naturais, a ruptura do solo seria iminente, devido à altura crítica do aterro ser inferior a cota de inundação do município, estabelecida pela Defesa Civil. Após a determinação dos parâmetros geotécnicos, foram obtidas cinco soluções para a execução e estabilidade do aterro. Sendo todas viáveis tecnicamente, a solução a ser aplicada, foi baseada na viabilidade econômica. Mesmo necessitando de uma grande área de desapropriação e bermas de equilíbrio, com volume total de 55.184,08 m³ de saibro argiloso, esta foi a solução escolhida, por apresentar um custo inferior de aproximadamente 545% com relação à solução reforço de aterro com geogrelhas, que dispensa desapropriação de área.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2966
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CASSIANA DE CAMPOS TEIXEIRA - Prof. Pedro Arns.pdfArtigo1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.