Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2933
Título: Coleção de artrópodes do Museu de Zoologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma
Autor(es): Liechéski, Françoise Teixeira
Orientador(es): Cascaes, Mainara Figueiredo
Palavras-chave: Biodiversidade
Invertebrados
Artrópode
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Ciências Biológicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Museu é toda instituição que conserva, preserva e expõem conjuntos e coleções de valor sem fins lucrativos que presta serviços para a construção e contribuição da sociedade onde o público tem acesso livre. Cada Museu representa em seu acervo uma série de coleções que são classificadas conforme suas categorias, cujas são: Coleção Biológica, Coleção Biológica Científica e Coleção Biológica Didática. As maiores coleções brasileiras estão presentes em instituições universitárias federais ou estaduais. O presente estudo tem por objetivo divulgar a coleção de invertebrados do Filo Arthopoda tombados no Museu de Zoologia da UNESC, relacionando as espécies, o número de exemplares e o status de conservação das espécies. O local de estudo fica localizado no Museu de Zoologia “Prof.ª Morgana Cirimbelli Gaidzinski” na instituição de ensino UNESC na cidade de Criciúma – SC. O levantamento de dados da coleção de Artrópodes do Museu de Zoologia foi realizado entre os meses de março e abril de 2014, contando com visitas ao acervo físico e acesso aos registros de entrada e de tombo dos exemplares para obtenção das informações. Através de uma tabela fornecida pelo Museu foi realizada uma revisão taxonômica das espécies de Artrópodes tombadas no Museu. Posteriormente foi realizado um levantamento nas Listas Nacionais de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção buscando identificar possíveis espécies de Artrópodes tombadas na coleção que estejam ameaçadas de extinção. Os dados obtidos foram organizados e tabulados com a utilização do Programa Microsoft Excel onde foram realizadas análises qualitativas e quantitativas para caracterização da riqueza e abundância. Atualmente, a coleção biológica de Artrópodes é composta por três subfilos, quatro classes, 13 ordens, 35 famílias (33 identificadas e duas não identificadas), 42 gêneros (35 identificados e sete não identificados) e 36 espécies (20 identificados e 16 não identificados). Os representantes do Filo Artrópoda tombados no Museu somam um total de 791 indivíduos, sendo o Subfilo Crustacea o mais abundante com 618 indivíduos. As ordens mais representativas foram Decapoda, Hemiptera, Coleoptera e Araneae. Nenhuma das espécies de invertebrados tombadas no Museu atualmente se encontra ameaçadas de extinção, exceto os gêneros Phoneutria e Callinectes que indicaram uma vulnerabilidade entre os gêneros de duas espécies consideradas ameaçadas, porém não é correto afirmar visto que a espécie que constitui o acervo do Museu não foi identificada a nível específico.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2933
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CBI Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANÇOISE TEIXEIRA LIECHESKI.pdfTCC772,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.