Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2887
Título: Análise do grau de satisfação dos contribuintes vinculados em relação ao atendimento no departamento de pessoal da Prefeitura Municipal de Criciúma
Autor(es): Goulart, Mauricio Bezerra
Orientador(es): Marcelino, Jorge Antônio
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Departamento de pessoal
Satisfação no trabalho
Qualidade de vida no trabalho
Servidores públicos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração Habilitação Comércio Exterior, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Neste trabalho foi analisado a satisfação dos servidores vinculados que trabalham no paço municipal da prefeitura municipal de Criciúma, com o atendimento realizado no departamento de pessoal. O objetivo desse estudo era analisar a satisfação dos funcionários com o seu departamento de pessoal, pois os órgãos públicos possuem uma grande fama e na maioria das vezes são considerados ruins em questão de organização, rapidez, atenção e na qualidade com o atendimento aos contribuintes. Para isso, primeiramente foram abordados temas e conceitos necessários para a compreensão do assunto em estudo, com a finalidade de possibilitar a interpretação do que foi proposto. Entre as diversas teorias abordadas, algumas das mais relevantes, sobre o tema proposto seria a teoria geral de administração de Chiavenato, a teoria do comportamento organizacional de Robbins e a teoria de gestão pública de Saldanha. Para atingir os objetivos usou-se como metodologia a abordagem quantitativa, onde foram aplicados questionários com 17 perguntas fechadas e duas abertas, num total de 19 perguntas, aos servidores vinculados que trabalham no Paço Municipal da Prefeitura de Criciúma. Os resultados obtidos mostraram que os funcionários vinculados se encontram em sua maioria satisfeitos com a qualidade do atendimento do departamento de pessoal, porém ainda a um grande número de servidores insatisfeitos com o mesmo. Está insatisfação se da à demora no atendimento, a estrutura física do balcão, a burocracia para se realizar serviços simples e a má educação por parte dos servidores vinculados que não respeitam as filas e nem os atendentes. Neste sentido sugere-se que a prefeitura mude a parte física do departamento de pessoal para guichês individuais e que os servidores vinculados sejam orientados sobre o funcionamento do Rh.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2887
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ACE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAURÍCIO BEZERRA GOULART.pdfTCC751,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.