Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2843
Título: Análise dos custos gerenciais em uma empresa de materiais de construção em Morro da Fumaça SC
Autor(es): Almeida, Caroline Querino
Orientador(es): Picolo, Jaime Dagostim
Palavras-chave: Comércio varejista
Gestão de custos
Tomada de decisões
Processo decisório
Métodos de custeio
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O objetivo desta pesquisa pautou-se em um estudo de análises de gestão de custos em uma empresa no segmento varejista de materiais de construção, localizada na cidade de Morro da Fumaça, SC. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos gestores da empresa é a tomada de decisão pautada em informações claras e precisas, o que não acontece atualmente. Deste modo, identifica-se a importância de indicadores de custos que permitam garantir a eficiência nos processos de administração do próprio negócio. Possuindo como objetivos levantar as ferramentas de custos utilizadas na empresa atualmente, reestruturar os gastos e as despesas da empresa, determinar um modelo de preço de venda, ponto de equilíbrio e a margem de contribuição e por fim, propor ferramentas de custos para melhorar a tomada de decisão. Nesta pesquisa se destaca a importância de uma estrutura de custos para análise, controle e manutenção desses indicadores de gestão. Para tal, serão considerados os conceitos fundamentados em bases científicas para a elaboração bem como os dados e análise sobre o estudo de acordo com a fundamentação. Com os resultados obtidos na pesquisa, foi possível averiguar que os custos com os produtos vendidos representam 91,56% dos custos totais. Com essas informações, dar importância a área de suprimentos, compras e estoque é bastante relevante, visto que estes interferem diretamente no resultado da empresa. Em relação ao custo fixo e variável, o fixo se manteve, nos meses estudados, oscilando pouco, o variável acompanhou o faturamento aumentando em meses com maiores vendas, como os meses de Outubro/2013 e Janeiro/2010 e diminuindo com a queda das vendas como no mês de Dezembro/2013. A margem de contribuição da empresa resultou em uma média de 15,51% e um ponto de equilíbrio médio de 28.242,50. Demonstrando que a empresa, para obter resultado satisfatório, deve gerenciar suas metas de faturamento para valores sempre acima do ponto de equilíbrio, fazendo com que pague suas obrigações e que possa render um faturamento a mais. Com as informações dos indicadores de custos, ditados acima, a empresa pode tomar decisões seguras, pautadas em informações eficientes onde os administradores poderão direcionar seus esforços para atender outras necessidades, como gestão de estoques, suprimentos entre outros, para obter a maximização do resultado.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2843
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ADM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINE QUERINO ALMEIDA.pdfTCC547,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.