Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2723
Título: A (ir) responsabilidade civil do adotante em relação a devolução do adotando : exame da jurisprudência dos tribunais de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, entre os anos de 2010 e 2012, e os casos de sua admissibilidade
Autor(es): Carlos, Aline Vidal de
Orientador(es): Souza, Ismael Francisco de
Palavras-chave: Adoção
Dano moral
Responsabilidade civil
Indenização
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo pesquisar sobre os casos de responsabilidade civil do adotante em indenizar o adotando pelos danos causados após sua devolução ao acolhimento institucional; analisar o processo de adoção, verificando os meios com que a criança ou adolescente é inserida em uma família substituta; examinar os requisitos da responsabilidade civil, aplicando-a como forma de indenização; e pesquisar na jurisprudência dos Tribunais de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, entre os anos de 2010 e 2012, os casos em que houve a discussão sobre a responsabilidade indenizatória do adotante em relação à devolução do adotando. O percurso metodológico deste trabalho utilizou o método dedutivo, em pesquisa teórica e qualitativa com emprego de material bibliográfico e documental legal. Os resultados obtidos apontaram que, em parte, há a possibilidade de haver a indenização pela devolução da criança/adolescente ao acolhimento institucional, mas ainda há entendimentos contrário.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2723
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Vidal de Carlos.pdfTCC430,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.