Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2715
Título: Arte cerâmica : um reencontro com a natureza
Autor(es): Guimarães, Simone Milak Natal
Orientador(es): Fernandes, Edite Volpato
Palavras-chave: Arte contemporânea
Cerâmica (Arte)
Cultura Guarani
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A pesquisa com o tema: a cerâmica Guarani em diálogo com a natureza e com arte contemporânea, se desenvolve a partir do meu contato diário com o barro e das experimentações com a cerâmica arqueológica Guarani. Vivências estas que despertaram reflexões e o desejo sobre a possibilidade de uma criação artística contemporânea, onde a natureza estivesse em evidência. Investigações bibliográficas sobre a cultura e a cerâmica arqueológica Guarani envolvendo os autores Noelli (2000); Schmitz (2006) e Jecupé (1998) mostraram a integração destes habitantes com a natureza no seu modo ser. Um estudo mais aprofundado pelo mundo da arte e a busca por referências de artistas contemporâneos que trabalham com essa temática em suas obras apontam para essa possibilidade. Com base nestes estudos, a criação artística ocorreu a partir da apropriação de objetos artísticos meus em cerâmica. Estes objetos foram usados em uma intervenção artística na natureza com o propósito de percebê-la se desenvolvendo sobre eles, no intuito de despertar o olhar do público e no sentido de promover uma reaproximação das pessoas com a natureza. A ação foi registrada por meio de fotografias e foram apresentados na Galeria de Arte Octávia Gaidzinski. A pesquisa permitiu algumas reflexões sobre o fazer cerâmico no sentido do contato com os elementos naturais essenciais na produção da cerâmica, possibilitando este reencontro com a natureza, apontado no título desta pesquisa. E ainda permitiu perceber na prática, através da criação artística, esta característica da arte em dialogar com diferentes áreas do conhecimento. Neste caso as vertentes para produção artística foram: a arqueologia, as técnicas da cerâmica, os recursos digitais da fotografia ligadas com as vivências da artista em formação, comprovando o quanto a arte esta próxima da vida.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2715
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone Milak Natal Guimarães.pdfTCC5,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.