Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2709
Título: Arte, memória e identidade : o bordado na contemporaneidade
Autor(es): Mello, Daniela da Silva
Orientador(es): Neumaier, Angélica
Palavras-chave: Memória
Identidade
Arte contemporânea
Bordado
Arte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso intitulado "Arte, Memória e Identidade: o bordado na contemporaneidade" está inserido na linha de pesquisa Processos e Poéticas do curso de Artes Visuais Bacharelado da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, de natureza básica, exploratória, bibliográfica e qualitativa. A pesquisa traz o conceito de arte e de arte contemporânea, leituras sobre memória e identidade e a busca da possibilidade do uso do bordado na construção de objetos de arte. A pesquisa discorre sobre a produção de um objeto de arte que tem como principal foco um objeto de memória - um casaco de criança, dialogando com autores e artistas que trazem a memória, a identidade e o bordado como estopim na produção de arte contemporânea. Através de um levantamento bibliográfico de autores Stallybrass 2000, Hall 2005, Cocchiarale 2007, Salles 2009, Dialogando com alguns artistas como Leonilson 1995, Pamela Reis 2013, Ieda Topanotti 2013, Daniele Zacarão 2012-2014. Conclui-se que através do uso de objetos do cotidiano, da memória, da identidade do indivíduo pode-se criar objetos de arte contemporânea.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2709
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela da Silva Mello.pdfTCC2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.