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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBaumer, Édina Regina-
dc.contributor.authorFernandes, Izaltina Coelho Barbosa-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2014-11-01T11:28:21Z-
dc.date.available2014-11-01T11:28:21Z-
dc.date.created2014-06-
dc.date.issued2014-11-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/2706-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso teve o objetivo de compreender a relação dos brinquedos com a produção de arte e desenvolver uma produção artística a partir dos brinquedos da minha infância. Para isso, percorri um referencial teórico que pudesse dar sustentação aos meus pensamentos. Os autores Benjamin (2002), Brougére (2006) e Cunha (2006) contribuíram para ampliar meus conhecimentos sobre a criança, a imaginação e a criação enquanto que Bosi (2001), Lamas (2012), Montenegro (1994), Bachelard (1988), Le Goff (2003) e Canton (2009), fizeram perceber o passado como uma fonte importante para vivermos o presente e o futuro. No entanto, para responder ao problema da pesquisa – é possível estabelecer relações entre os brinquedos da minha infância com a produção de arte? – aprofundei os conhecimentos acerca da arte contemporânea trazendo alguns conceitos de autores como Coli (2006), Bosi (2000), Azevedo Junior (2007), Cocchiarale (2006), Canton (2009), Huchet (2006) e Archer (2001). Especialmente sobre a monotipia como uma linguagem artística estudei os autores como Weiss (2003) e Resende (2000), além de envolver o artista Carlos Vergara. Na metodologia desta pesquisa, parto da história de vida que narra minha vivencia com aqueles brinquedos, investigando ao mesmo tempo, por meio da pesquisa bibliográfica, a relação da arte com a brincadeira na vida da criança. O resultado do processo criativo foi uma produção artística realizada por meio de monotipias que deixaram impregnados os elementos das memórias de infância em três telas – cada uma com 1,30 X 90 cm – apresentadas por meio de uma instalação. Antes disso porém, pude rememorar e (re) experimentar a criação dos brinquedos produzidos na minha infância, na atualidade, embaixo de uma árvore no quintal da casa onde moro. Dessa forma, conclui-se que a leitura e a escrita são de muita importância para o fazer artístico; foi possível estabelecer relações entre os brinquedos da minha infância com a produção de arte já que a instalação – composta pelas três telas produzidas na linguagem da monotipia – traz para o presente os momentos passados de brincadeiras com os elementos da natureza, meus irmãos e a nossa imaginação. Tudo isso no chão e no acolhimento de uma árvore.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectBrinquedospt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectProdução artísticapt_BR
dc.titleEm pedaços : memórias impregnadaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Bacharelado)

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