Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2457
Título: Concepção e análise de modelos de negócios por meio do Business Model Canvas
Autor(es): Gava, Éverton Marangoni
Orientador(es): Souza, Abel Corrêa de
Palavras-chave: Estratégia empresarial
Plano de negócios
Serviços de informação empresarial
Produtos novos
Produtos e serviços
Serviços ao cliente
Painel de modelo de negócios
Descrição: Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC, para a obtenção do título de especialista em MBA em Gestão Empresarial.
Resumo: Em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo e dinâmico, em que o advento de novas tecnologias tem constantemente ampliado as fronteiras de atuação das organizações, torna-se essencial a utilização de ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de novas formas de criação, entrega e captura de valor. Diante de tal situação, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de Modelos de Negócios inovadores se apresenta como uma fonte de vantagem competitiva. Proposto por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, o Business Model Canvas é uma ferramenta visual que auxilia no processo de desenvolvimento de Modelos de Negócios de maneira interativa e simples, o que tem levado a sua adoção em larga escala pelas mais diversas organizações. Esta monografia possui como objetivo principal compreender e descrever quais as diferenças existentes entre o Business Model Canvas e o Plano de Negócios, que é tradicionalmente utilizado pelas empresas para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que o sustenta. Diante do objetivo exposto, foi realizado um estudo bibliográfico, exploratório e de natureza aplicada, visando o desenvolvimento de novos conhecimentos para aplicação prática por parte de empreendedores, com abordagem qualitativa, estabelecendo uma relação entre Plano de Negócios e Business Model Canvas. Após a revisão da literatura, os nove blocos que compõem o modelo Canvas foram agrupados em quatro pilares essências de um modelo de negócios (Interface com o Cliente; Produtos; Infraestrutura e Aspectos Financeiros), e as sessões componentes de um Plano de Negócios foram relacionadas a esses pilares, permitindo a identificação da correspondência entre as duas ferramentas. Foi identificado que as principais diferenças entre as duas ferramentas estão na maneira de construção e na apresentação dos resultados encontrados. Fazendo uso de técnicas de criação de conhecimento, o Canvas tem a capacidade de sintetizar em uma única folha, os principais pontos de um Plano de Negócios, o que acaba facilitando a compreensão, o compartilhamento e a modificação das suposições que a organização possui a respeito do mercado. No Canvas, parte-se do pressuposto que o empreendedor possui algumas hipóteses que precisam ser testadas, sendo que a formatação do método acaba facilitando isso, pois o objetivo é descartar idéias ruins e viabilizar idéias boas, ajustando o modelo a cada novo ciclo. Conclui-se que nenhum dos elementos componentes do Business Model Canvas é novo para a grande maioria dos empreendedores, porém, a maneira que esses componentes são dispostos e a visão deles em conjunto acaba se tornando reveladora e surpreendente, tornando o método dinâmico e adaptável.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2457
Aparece nas coleções:Monografia (EMP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Éverton Marangoni Gava.pdfMonografia660,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.