Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2449
Título: Mapeamento sonoro como instrumento de planejamento ambiental no município de Tubarão, SC
Autor(es): Pessoa, Manuela Bressan
Orientador(es): Pavei, Paula Tramontim
Palavras-chave: Poluição sonora
Mapa de ruído
Planejamento urbano
Planejamento ambiental
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheira Ambiental no curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Em função do fluxo populacional para áreas urbanas, é possível perceber inúmeras adversidades relacionadas com a falta de infraestrutura, tais como a ausência de tratamento de esgoto, aumento da quantidade de resíduos sólidos, poluição de recursos hídricos, etc. Outra situação em destaque, e tema do presente trabalho, é a poluição sonora, classificada, segundo a OMS, como o problema ambiental que afeta o maior número de pessoas no mundo, depois da poluição do ar e da água. O tráfego intenso de veículos, além de atividades comerciais e industriais, aliados à falta de planejamento urbano são apontados como causa da geração de níveis elevados de ruído, os quais podem causar fadiga, perda de audição, estresse, irritação, entre outros. Na cidade de Tubarão, Santa Catarina, pesquisas acerca do ruído são escassas, tornando-se de extrema relevância uma análise acerca deste tema, uma vez que a cidade está em constante processo de urbanização. Atualmente, são contabilizados 0,8 carros por habitante na cidade e, além disso, o município tem como principal setor da economia o comércio, o qual também é apontado como importante fonte de ruído em centros urbanos. Assim, considerando que há fatores com grande potencial de geração de ruído, torna-se de grande importância um estudo das condições sonoras na área urbana de Tubarão. Para tal, baseando-se na NBR 10.151/2000 e na Lei Municipal nº 11 de 2005, que determina zonas sensíveis, principalmente, próximas a escolas e hospitais, foram selecionados 11 pontos distribuídos em diferentes áreas do município. Realizaram-se medições do ruído, utilizando-se o decibelímetro, em dias úteis, nos períodos matutino (a partir das 8h) e entardecer/noturno (a partir das 17h), durante 5 semanas. Os resultados foram comparados com os requisitos legais aplicáveis e posteriormente, construiu-se um mapa de ruído com o auxílio do Software Surfer 11. A partir da análise dos resultados obtidos e do mapeamento sonoro observou-se que as áreas que mais sofrem com os níveis de ruído são as proximidades da rodovia BR-101; arredores da Escola de Educação Básica Henrique Fontes; Avenida Pedro Zappelini, ponto próximo ao Estádio Anibal Costa; e área próxima ao Hospital Nossa Senhora da Conceição. Considerando o conteúdo visualizado no mapeamento sonoro, pôde-se perceber também que os locais que apresentam maior gravidade são próximos a zonas sensíveis, como escolas e hospitais. Em função do exposto, visando à mitigação do problema, foram recomendadas formas de melhoria no planejamento urbano do município, incluindo propostas como o investimento em transporte público e ciclovias, descentralização das atividades no município e projetos de arborização e fiscalização. Desta forma, conclui-se que tais ações são essenciais para a minimização dos problemas sonoros e na busca por uma cidade bem planejada.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2449
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manuela Bressan Pessoa.pdfTCC2,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.