Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2443
Título: Análise do risco de ocupação urbana sobre as áreas mineradas em subsolo no município de Criciúma (SC) utilizando técnicas de geoprocessamento
Autor(es): Bendo, Rafaela
Orientador(es): Neris, Fabiano Luiz
Palavras-chave: Plano diretor
Planejamento urbano
Mineração
Geoprocessamento
Sistemas de informação geográfica
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheira Ambiental no curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A ocupação urbana no Município de Criciúma teve origem nas margens de cursos d’água, bem como, no entorno de bocas de minas para extração de carvão mineral. Logo, ocorreu sem o planejamento urbano adequado, e sim, seguindo o desenvolvimento das atividades econômicas locais. Então, resultou no desordenamento territorial, e na ocupação urbana sobre áreas de risco, que podem originar danos estruturais às construções, além de outros impactos ambientais, como o rebaixamento do aquífero subterrâneo, e secamento de poços e açudes. Assim, identifica-se a necessidade de repensar o planejamento urbano proposto para o Município, quando da aprovação de seu mais recente plano diretor, datado de 2012, a fim de não incentivar a ocupação de áreas sujeitas a riscos de subsidência. A identificação das áreas de riscos para a ocupação urbana foi o foco do trabalho. Para isso, fez-se uso de técnicas de geoprocessamento, visando à criação de mapas temáticos, que subsidiaram a produção dos mapas finais, de risco de ocupação, bem como, o mapa retratando as áreas de conflito entre o plano diretor e os locais com maiores riscos agregados, ambos gerados pela integração de planos de informação, ou seja, a partir do cruzamento de mapas temáticos. A produção dos mapas finais foi viabilizada pela utilização de sistemas de informação geográficas, bem como, por meio do método de suporte à decisão por análise hierárquica. Portanto, teve-se a delimitação das áreas de Criciúma, onde se devem restringir o uso da superfície, como nos bairros Sangão, Jardim Angélica, Pinheirinho e São Luiz, visando evitar o surgimento de problemas, decorrentes de movimentações do maciço rochoso, por causa da existência de vazios em subsolo, com o intuito de reduzir o número de pessoas com seus patrimônios lesados.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2443
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Bendo.pdfTCC5,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.