Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2426
Título: Análise da sustentabilidade ambiental : estudo de caso : aplicação parcial do SICOGEA - Sistema Contábil Gerencial Ambiental em uma indústria cerâmica
Autor(es): Malta, Vanessa Rebellatto
Orientador(es): Pavei, Paula Tramontim
Palavras-chave: Contabilidade ambiental
Sistema de gestão ambiental
Avaliação de desempenho ambiental
Indústria cerâmica
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheira Ambiental no curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: A sociedade atual sofre com a incompatibilidade entre o crescimento tecnológico e a qualidade de vida, onde o estilo de vida é voltado para o consumismo, que no decorrer do tempo esta sendo agravado, refletindo na exploração demasiada dos recursos naturais e no tratamento inadequado de resíduos, com isso, busca-se uma nova postura das organizações, que valorize o controle ambiental. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo avaliar o sistema de gestão ambiental com a utilização do Sistema Contábil Gerencial Ambiental – SICOGEA. A ferramenta abrange o ambiente corporativo de parcerias com interesses afins, em que os gestores devem trabalhar numa linha de conscientização na preservação do meio ambiente, com vistas a reduzir os impactos ambientais. O SICOGEA compreende três etapas, a primeira expressa a Integração da Cadeia Produtiva na qual verifica as degradações causadas pela atividade e sua formação como um evento econômico. A segunda Gestão do Controle Ecológico refere-se à gestão do controle ecológico, que objetiva propor melhorias ecologicamente corretas a fim de ajudar no controle dos impactos ambientais. E por fim, a terceira etapa é a de Gestão de Contabilidade e Controladoria Ambiental, que consiste na avaliação dos setores da instituição para a tomada de decisão. A metodologia aplicada neste Trabalho de Conclusão de Curso enfatizou a terceira etapa da ferramenta. Entre os resultados obtidos, a empresa apresentou através da Lista de Verificação o grau de sustentabilidade global de 74,20%, sendo considerada como adequada. Através da análise do Inventário de Aspecto e Impacto foram levantados 180 impactos, entre eles 9 como prioridade 1 e 52 como prioridade 2. Para tais impactos foram propostas ações de melhorias, visando reduzir os efeitos destes, bem como melhorar a imagem da organização perante os stakeholders. Por fim, foram propostos 25 indicadores ambientais e contábeis que servirão para facilitar a avaliação do desempenho ambiental do empreendimento. Pode-se dizer que a contabilidade e controladoria ambiental, através da aplicação da ferramenta SICOGEA, serviram como base para identificar e avaliar a sustentabilidade do processo de revestimento cerâmico, demonstrando um resultado promissor. Conclui-se, portanto, que esta metodologia pode auxiliar tanto na busca de melhorias em termos ambientais, quanto na obtenção de maior credibilidade, organização e visualização dos investimentos ambientais da empresa, melhorando sua imagem e possibilitando uma maior vantagem perante a concorrência.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2426
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Rebellatto Malta.pdfTCC5,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.