Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2424
Título: Levantamento de dados para a implantação da coleta seletiva no município de Içara/SC : bairros Cristo Rei e Centro
Autor(es): Toretti, Taynan
Orientador(es): Guadagnin, Mário Ricardo
Palavras-chave: Resíduos sólidos domiciliares
Coleta seletiva
Mobilização social
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheira Ambiental no curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O processo de urbanização e a inovação tecnológica acarretam na geração desenfreada de resíduos. Entende-se por resíduos sólidos as sobras provenientes de atividades humanas, e que precisam ser recolhidos, transportados, devidamente tratados e dispostos. Contudo, os impactos decorrentes do manejo e disposição final inadequada, ou seja, modelos de gerenciamento deficientes acabam degradando o meio ambiente e pondo em risco a saúde pública. A implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares é uma etapa importante de um programa de gerenciamento de resíduos sólidos municipais que visa à diminuição dos resíduos dispostos em aterros, ruas e lixões. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar dados e informações necessárias para implantação de um projeto piloto de coleta seletiva na modalidade porta a porta em dois bairros do município de Içara/SC. Para obtenção de um projeto de coleta seletiva é necessário compilar dados relevantes, na parte metodológica foram levantados dados quali-quantitativos através do método de quarteamento e triagem dos resíduos sólidos domiciliares gerados em Içara. Realizaram-se métodos de educação ambiental como palestras com as escolas do município, capacitação dos integrantes da cooperativa de reciclagem de Içara (COOPERI) através de discussões e orientações com mesa redonda, reuniões e visita a outra cooperativa com o intuito de evidenciar a realidade de uma cooperativa de catadores. Saber a opinião da população a respeito deste tema é de suma importância, pois nós cidadãos temos uma parcela de participação na coleta seletiva, por tanto, foi aplicado um questionário nos bairros em estudo com o objetivo de avaliar a aceitação da implantação de um programa de coleta seletiva no município, a disponibilidade dos cidadãos em participar da coleta separando os resíduos na fonte geradora, e avaliação do conhecimento a respeito do lixo domiciliar reciclável e orgânico, após a aplicação dos questionários foi entregue um folder explicativo para sanar eventuais duvidas dos cidadãos abordados. Efetuou-se um orçamento dos equipamentos, materiais para divulgação e marketing e caminhão coletor, bem como, foram apresentados modelos de caminhões adequados para a coleta seletiva. Verificou-se através do quarteamento uma grande quantidade de resíduos recicláveis e compostaveis. A conclusão aponta a necessidade de um programa de educação ambiental contínuo, modalidade porta a porta, também com clubes de mães, escolas e associação de moradores como método de mobilização social. É necessário um grupo gestor em parceria com as diversas secretarias do município para o gerenciamento dos resíduos sólidos domiciliares e a superação de limites sociais, econômicos e tecnológicos e o desenvolvimento de um programa de melhoria contínua do projeto de implantação da coleta seletiva.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2424
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taynan Toretti.pdfTCC3,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.