Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2416
Título: Aplicação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) no município de Cocal do Sul - SC
Autor(es): Baggio, Dhébora Bonin
Orientador(es): Alexandre, Nadja Zim
Palavras-chave: Saneamento ambiental
Indicador de Salubridade Ambiental (ISA)
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheira Ambiental no curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O Isa- Indicador de Salubridade Ambiental foi desenvolvido para obter maiores informações exigidas para o sistema de gestão ambiental pública, possibilitando uma melhor identificação das prioridades de ação que o município deve tomar em relação aos serviços de saneamento tais como: abastecimento de água; esgoto sanitário; resíduos sólidos; drenagem urbana e o controle ambiental de vetores. Com o aumento populacional desordenado nos municípios o saneamento ambiental tem que se tornado mais importante, na qual é uma das formas de garantir uma boa qualidade de vida para a população. Este trabalho tem como objetivo a indicar o estado de salubridade ambiental do município de Cocal do Sul, SC, a partir de estudo levantado para o ISA- Indicador de Salubridade Ambiental. Para se ter uma melhor avaliação dos indicadores o município foi divido em 2 Unidade Territorial de Analise e Planejamento, sendo elas UTAP rural e UTAP urbana, que compreende 39 setores censitários. O ISA é o indicador de 1ª ordem, tendo os indicadores de 2ª e 3ª ordem para realizar os cálculos. Objetiva identificar quais os setores do saneamento ambiental que precisam de investimentos e planejamento do município para obter uma melhor pontuação em relação aos indicadores do saneamento básico. Analisando os resultados, o indicador que apresentou o pior desempenho foi o de esgoto sanitário, pois em todo o território não há tratamento. O indicador de drenagem apresentou problemas as áreas de alagamentos e inundações e ruas pavimentadas na UTAP urbana, temos também o indicador de resíduos sólidos que na área rural do município apresentou problemas na sua coleta de resíduos onde a população tem por habito a queima e disposição no solo, na qual a prefeitura precisa investir em projetos de educação. A maior parte da UTAP rural apresentou deficiências em relação aos projetos de saneamento ambiental, exceto o indicador de controle de vetores.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2416
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dhébora Bonin Baggio.pdfTCC4,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.