Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/239
Título: Avaliação dos efeitos e análise biomecânica da musculatura inspiratória acessória de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica submetido ao treinamento com Threshold®IMT e EPAP – uma análise comparativa
Autor(es): Niero, Natalia Crocetta
Orientador(es): Costa, Cláudio Sérgio da
Palavras-chave: Doença pulmonar obstrutiva crônica
Reabilitação pulmonar
Músculos inspiratórios
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do Grau de Bacharelado, no Curso de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Objetivo: Analisar a efetividade das técnicas com EPAP e Threshold®IMT e compará-las em pacientes portadores de DPOC, que participam do programa de reabilitação pulmonar da UNESC. Métodos: Participaram do estudo 12 indivíduos sendo 02 do gênero feminino e 10 do gênero masculino. Para a avaliação foi utilizado uma ficha de avaliação fisioterapêutica, coleta de dados eletromiográficos do músculo esternocleidomastoideo e uma análise da manovacuometria analógica. Ao termino da avaliação os indivíduos foram divididos aleatoriamente em dois grupos, Grupo 1 foi submetido ao tratamento por meio de Threshold®IMT e o Grupo 2 submetido ao EPAP.Resultados: Após tratamento, foram observados aumentos significativos da força muscular inspiratória no G1; e melhora da qualidade de vida em ambos os grupos. Conclusão: Dos tratamentos propostos o do G1 com Threshold®IMT foi o que apresentou mais alterações estatisticamente significativa para pacientes portadores de DPOC.
Idioma: pt_BR
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data do documento: 31-Mai-2012
Data do documento: 2012-05-31
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/239
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natália Crocetta Niero.pdfTCC2,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.