Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/234
Título: Análise de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) em pacientes portadores de distrofias musculares progressivas
Autor(es): Meler, Juliana
Orientador(es): Bitencourt, Lisiane Tuon Generoso
Co-orientador: Mathia, Gisiane Bareta de
Palavras-chave: Distrofias musculares progressivas
Neuroplasticidade
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, para a obtenção do grau de Bacharel no curso de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As Distrofias Musculares Progressivas (DMP) são caracterizadas por degeneração progressiva e irreversível da musculatura esquelética, levando a uma fraqueza muscular e perda da capacidade motora. O Fator Neurotrófico do Cérebro (BDNF) é uma neurotrofina, a qual desempenha um importante papel nos processos de crescimento, diferenciação, sobrevivência e plasticidade neuronal. O presente estudo comparou os níveis de BDNF em 24 portadores de DMP com o grupo controle, através da coleta de 15 mL de sangue periférico. Os níveis de BDNF foram analisados pelo Kit Elisa e constatou-se que apenas a Distrofia Miotônica Tipo 1 apresentou alterações significativas (p<0,05) quando comparados com os controles, demonstrando atividade que corroboram para uma plasticidade neuronal neste tipo de DMP.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2010
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/234
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Meller.pdf275,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.