Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2333
Título: Estudo de viabilidade financeira de investimento na aquisição de um centro de usinagem em uma indústria siderúrgica de Nova Veneza-SC
Autor(es): Fenali, Julio Spilere
Orientador(es): Souza, Abel Corrêa de
Palavras-chave: Viabilidade financeira
Análise financeira
Investimentos
Equipamento de usinagem
Inovações tecnológicas
Descrição: Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Com a retração econômica do setor de mineração no extremo sul catarinense na década de 90 intensificaram-se os trabalhos voltados ao ramo metal-mecânico constituindo um polo regional neste segmento. Considerando a competitividade e o mercado cada vez mais exigente, a busca por excelência e diminuição de custos é constante e exige que os empreendedores deste setor estejam sempre atentos as inovações. A fim de avaliar os fatores envolvidos em novos investimentos ligados ao processo produtivo em uma empresa do setor siderúrgico de Nova Veneza - SC é que desenvolveu este trabalho. Inicialmente se apresenta uma situação problema que traçou os objetivos e a justificativa para a elaboração deste trabalho. Em seguida a fundamentação teórica, focada em ferramentas e métodos de análises financeiras de investimentos, como o Método do Valor Presente Líquido – VPL, Taxa Interna de Retorno – TIR, Período de recuperação do investimento – PayBack, Taxa Mínima de atratividade, Fluxo de caixa e EBITIDA. Tendo o embasamento teórico, foram abordados os procedimentos metodológicos que delinearam o estudo de caso em que os resultados obtidos evidenciam que esse tipo de investimento é de total importância para a manutenção de seus clientes cadastrados e também de possíveis novos clientes, uma vez que a modernização de equipamentos se faz necessária ao ponto de buscar sempre oferecer o melhor produto e atendimento ao mercado, sendo que foram apresentados duas opções de equipamento, sendo um de fabricação nacional e outro importado. Em questão de diferença de investimento inicial, o importando teve melhor avaliação, ficando com R$ 113.150,00 (centro e treze mil, cento e cinquenta reais) a menor que o nacional, porém ambos com um bom prazo de retorno, abaixo de 25 meses e com taxa interna de retorno – TIR acima de 20%. Deve ser considerado de grande importância, que para o equipamento importado tem-se a conversão de moeda dólar para real, que deve ser avaliada quando da real possibilidade de realização do investimento, podendo o equipamento importando, ser ainda mais vantajoso como também pode torna-lo menos interessante comparado ao nacional.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2333
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ADM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julio Spilere Fenali.pdfTCC416,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.