Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unesc.net/handle/1/2259
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Baumer, Édina Regina | - |
dc.contributor.author | Sousa, Maiara da Silva de | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-14T22:47:56Z | - |
dc.date.available | 2014-05-14T22:47:56Z | - |
dc.date.created | 2013-12 | - |
dc.date.issued | 2014-05-14 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/2259 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de Artes Visuais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso foi elaborado com o objetivo de conhecer as propostas dos professores de Arte no que se refere às questões do repertório musical em sala de aula e analisar a finalidade dessas ações. O estudo partiu da seguinte problemática: De que forma o repertorio musical está sendo proposto pelo professor nas aulas de artes e com qual finalidade? Inicialmente busquei subsídios teóricos em documentos e livros dialogando com autores como Rosa (2006), Queiroz (2000), Oliveira (2006) ao longo dos capítulos, constituindo assim a etapa bibliográfica da pesquisa que se completou por meio de um questionário elaborado com cinco perguntas destinadas a seis professores de Arte da região de Criciúma. A forma de abordagem, na análise e interpretação dos dados, foi qualitativa dentro de uma perspectiva de pesquisa básica. Os resultados obtidos através do questionário apontaram que os professores de Arte que fizeram parte da pesquisa valorizam o repertorio musical do aluno, no entanto as escolhas que fazem para a seleção de músicas que são levadas para a escola nem sempre consideram a cultura do aluno. Quanto à finalidade dessas ações, a pesquisa mostra que alguns professores escolhem o repertorio com fins de diversão e distração, outros tem a intenção de descobertas dos sons, ritmos, e valorização da diversidade cultural. Nesse sentido o referencial teórico apontou que a valorização da bagagem do aluno e a finalidade são essenciais para que haja uma construção significativa do conhecimento. Trago como considerações finais, que a música é uma forma de expressão única que tem suas raízes firmadas na educação e que esta por sua vez está começando a entendê-la enquanto Disciplina de estudo que agora faz parte do currículo do ensino da Arte. Que essa linguagem seja mais um meio de ensinar arte com a própria arte. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino da arte | pt_BR |
dc.subject | Música na escola | pt_BR |
dc.subject | Música na educação | pt_BR |
dc.title | Música na escola: da obrigatoriedade dos conteúdos até as questões de repertório | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maiara da Silva de Sousa.pdf | TCC | 559,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.