Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2235
Título: Os desafios para aumentar a competitividade da Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza São Paulo, localizada no sul de Santa Catarina aplicando o modelo VRIO
Autor(es): Leandro, Kênia Nandi
Orientador(es): Blauth, Wagner
Palavras-chave: Vantagem competitiva
Competitividade
Indústria de produtos de limpeza
Descrição: Monografia apresentada para a obtenção do grau de Bacharel no Curso de Administração com Linha de Formação Específica em Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente estudo aborda os desafios para aumentar a competitividade da Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza São Paulo, através da aplicação do modelo VRIO. Diante da questão levantada o objetivo foi de identificar e medir os indicadores dos recursos físicos, humanos, organizacionais e financeiros da empresa, e aplicar o modelo VRIO para desvendar as implicações competitivas de cada indicador, podendo assim analisar os efeitos de cada um deles sobre a empresa. A metodologia utilizada para se alcançar os objetivos, quanto aos fins, classificou-se como exploratória e descritiva, onde se fez uma intensa pesquisa bibliográfica, estudo de caso e a realização da pesquisa de campo. A coleta de dados se deu através de entrevistas e da aplicação de um formulário aos colaboradores da organização. Após as análises dos resultados chegou-se a conclusão de que a empresa possui um forte potencial competitivo, porém, deverá trabalhar para a melhoria dos indicadores que apresentaram paridade competitiva e vantagem temporária, a fim de melhorar o desempenho destes, e manter os que apresentaram vantagem competitiva sustentável. Constatou-se que todos os indicadores contribuem para a vantagem competitiva, pois ela tem sua origem em cada atividade realizada. Portanto, se percebeu que a vantagem bem difundida dentro da organização, tornará difícil para o concorrente identificar onde exatamente está a conquista do diferencial competitivo. Por fim pode-se afirmar que a empresa deverá elaborar estratégias para manter-se a frente de seus concorrentes diretos e estar preparada para enfrentar um novo cenário de concorrência a medida que for crescendo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2235
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ACE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kênia Nandi Leandro.pdfTCC868,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.